O que é Dor no umbigo?
- Equipe Shinsei-Kan
- 13 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

A dor no umbigo pode ser sintoma de diferentes condições de saúde, como prisão de ventre, apendicite e desconfortos estomacais causados pelo período gestacional.
Esse incômodo pode surgir sem nenhum motivo aparente. Além disso, é um tipo de dor que não aponta para um único órgão, podendo atingir uma grande variedade de locais dentro do abdômen.
Quando a dor se torna intensa e recorrente, pode haver alguma complicação mais séria e merece atenção. Todavia, se os sintomas forem brandos e temporários, é bem provável que seja um mal-estar momentâneo. De qualquer forma, o ideal é não se autodiagnosticar, ir ao médico para identificar qual a causa da dor e iniciar o tratamento adequado.
Causas
Uma das causas mais recorrentes para a dor no umbigo é a apendicite e os desconfortos estomacais causados no período gestacional.
A apendicite costuma surgir com uma leve dor umbilical, mas que se intensifica em um curto período de tempo. Por isso, ela é uma condição de emergência médica tratada com intervenção cirúrgica. Caso não seja tratado imediatamente, o apêndice pode romper-se e causar complicações graves, como acúmulo de pus no abdômen.
A dor na região do umbigo também é sintoma comum na gestação e isso pode acontecer por diferentes fatores. Um dos motivos é que devido ao crescimento da região abdominal pode haver a distensão de um ligamento fibroso, ocasionando dor na região.
A hérnia umbilical é outra situação que pode acontecer no final da gestação. Em algumas mulheres, os músculos abdominais separados no crescimento do útero não regridem e causam a dor.
Porém, as dores também podem ocorrer por causa de uma movimentação fetal, ocasionando pontadas esporádicas no umbigo. Se elas ocorrerem de forma esporádica, não há com que se preocupar.
Outras possíveis causas da dor no umbigo são:
Diverticulite (inflamação na parede interna do intestino)
Úlcera
Pedra na vesícula
Doença de Crohn
Infecção estomacal
Infecção na bexiga
Hérnia umbilical
Síndrome do intestino irritável (SII)
Problemas no pâncreas
Buscando ajuda médica
É importante buscar ajuda médica com urgência para dor no umbigo caso ela esteja associada a:
FebrePressão ou dor no peitoTrauma, como acidente ou lesãoVômito com sangue ou náusea e/ou vômitos persistentesSangue nas fezesDor ao urinar ou micção frequente ou urgentePele amareladaInchaço no abdômenDor tão forte que não é possível ficar parado ou é preciso curvar-se para encontrar algum alívio
Também é importante analisar a duração e intensidade da dor para marcar uma consulta no médico.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar as causas de dor no umbigo são:
Clínico geral
Gastroenterologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceramHistórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade ;
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
Quando os sintomas começaram?
Em qual parte do abdômen a dor se encontra?
O que parece melhorar os sintomas?
O que parece piorar os sintomas?
Além da dor na lateral do abdômen, que outros sintomas você está sentindo?
Quais medicamentos e suplementos você toma?
Você está em tratamento para alguma doença ou condição? Qual?
Diagnóstico de Dor no umbigo
O diagnóstico da dor no umbigo dependerá dos demais sintomas que a pessoa estiver sentindo, do seu histórico clínico - ou seja, outras doenças que tem ou teve - e do resultado dos exames solicitados.
O médico pode solicitar exames de sangue, como o hemograma completo, testes de urina e fezes e exames de imagem como raios-X, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada para determinar a origem da dor.
Tratamento de Dor no umbigo
O tratamento da dor umbigo vai depender da causa e gravidade do problema.
Se a causa for uma apendicite, por exemplo, será necessária uma intervenção cirúrgica para a remoção do órgão. Já no caso de desconfortos no período gestacional, o tratamento pode ser por meio de medicamentos que ajudarão a amenizar o desconforto
Nos casos de hérnias, o uso de cintas especiais ou mesmo a correção cirúrgica pode ser necessária.
Fonte: minhavida.com.br
Referências
Mayo Clinic
WebMD
Comentários